top of page
André Bellin Mariano.jpg

André Bellin Mariano

Professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR e desenvolve pesquisas nas áreas de energias renováveis, inovação e empreendedorismo. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) com foco na produção de microalgas em fotobiorreatores para produção de biomassa, biocombustíveis, tratamento de emissões e efluentes. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (CNPq), possui vasta experiência em projetos de pesquisa, extensão, inovação tecnológica e sustentabilidade. Coordena o Grupo de Pesquisa i9UFPR – Ecossistema de Inovação, bem como diversos Programa e Projetos de Extensão com o foco da formação de recursos humanos a partir da metodologia Iniciativa Startup Experience. Possui doutorado em Ciências (Bioquímica) e Graduação em Farmácia Industrial e Bioquímica pela UFPR. Publicou mais de 750 trabalhos científicos, incluindo artigos, livro, capítulos de livro, produtos tecnológicos e patentes.

Agustín Rearte

Professor com dedicação exclusiva na Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires (FAUBA), Argentina. É também pesquisador assistente do Instituto Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) e Diretor da Coleção de Cultura de Microalgas da FAUBA (CCM-FAUBA). O seu trabalho centra-se na bioprospecção de microalgas para a produção de compostos de interesse comercial, no tratamento de águas residuais com microalgas, na fotobiologia e na otimização de culturas. Colabora com várias empresas em diferentes projetos sobre microalgas e é também o PI de vários projetos de investigação sobre este tema à escala laboratorial e industrial.

Agustín Rearte.jpg

Dárlio Inácio Alves Teixeira

​Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Brasil), engenheiro de Pesca, mestre e doutor em Bioquímica pela UFC, com intercâmbio na University of Portsmouth - Inglaterra e Universidad de Magallanes - Chile. Lidera projetos em Aquicultura e Maricultura na Escola Agrícola de Jundiaí, sendo presidente da SBFic e sócio do Terramar. Líder do Grupo de Pesquisa Aquicultura Sustentável Nordeste.

Fabiana Rodrigues Câmara

​Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Brasil), doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar/SP e mestre em Bioecologia Aquática pela UFRN. Professora de Limnologia e Produção de Alimentos Vivos na EAJ/UFRN, coordena o Laboratório de Produção de Alimentos Vivos da instituição. Seus estudos focam em ecologia aquática e produção de alimentos para organismos aquáticos.

Gabriel Acién

Professor titular da Universidade de Almeria (UAL, Espanha). Professor de Engenharia Química na Universidade de Almeria. É vice-presidente da Associação Europeia de Associação Europeia de Biomassa de Algas (EABA), membro da Sociedade Internacional de Ficologia Aplicada e da Sociedade Latino-Americana de Biotecnologia Ambiental e de Algas. Principais contribuições para Biotecnologia do campo das microalgas estão relacionadas com a melhoria da conceção de fotobiorreatores, aumento de escala dos sistemas de produção e análise económica dos processos de produção. Nos últimos tempos, sua pesquisa centrou-se na valorização da biomassa de microalgas para melhorar o rendimento econômico dos processos baseados em microalgas. Possui mais de 250 publicações científicas, incluindo artigos, revisões e capítulos de livros. Além disso, desenvolveu até 15 patentes, várias das quais já licenciadas a empresas.

Glauber Henrique de Sousa Nunes

​Professor titular da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA, Brasil). É engenheiro agrônomo, mestre e doutor em genética e melhoramento de plantas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, Brasil). Pós-doutor em recursos genéticos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, Brasil) e pós-doutor em aplicação da genômica no melhoramento de cucurbitáceas pela Universidad Politécnica de Valencia (Espanha). Tem atuado principalmente no melhoramento genético de cucurbitáceas, recursos genéticos e estatística experimental.

​Hernan Kucher

​Analista de Investigação (AySA, Argentina). Trabalha como analista técnico na empresa Agua y Saneamientos Argentinos S.A (www.aysa.com.ar). É responsável pelo desenvolvimento de projectos de investigação aplicada sobre valorização de lamas de depuração e tratamentos de efluentes de depuração com tecnologias verdes: ensaios de campo, análises em laboratório e trabalho de escritório, analisando dados e fazendo levantamentos de informação. Trabalha também como assistente de ensino na FAUBA (Facultad de Agronomía, UBA), desde 2012 e apresentará o seu doutoramento no final deste ano.

​Ingrid Mercado

Estudante de doutorado na Universidade Andrés Bello (Chile). Ingrid tem experiência em biotecnologia de microalgas, particularmente em bioprospecção, tratamento de resíduos e valorização de biomassa para fins energéticos; e em bioprodutos derivados de microorganismos. Foi Chefe de Laboratório no LAB-BIOTEM S.A. (Equador), supervisionando as áreas de R&D&I centradas em bactérias, microalgas e fungos, e na Blueweight Biotech (Índia, filial Equador) no desenvolvimento e avaliação de bioinsumos para o sector produtivo. Atualmente, na UNAB, no grupo de Segurança Alimentar do departamento, dedica-se à epidemiologia e aos genes envolvidos no tratamento de resíduos.

Josemir Moura Maia

Professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, Brasil), com formação em Bioquímica Vegetal pela UFC, incluindo Doutorado e Pós-Doutorado. Coordenador de Empreendedorismo INOVATEC/UEPB e do PPGCA. Coordena o LAPROV e lidera os Grupos de Pesquisa do CNPq. Desenvolve soluções científicas e tecnológicas para desafios da hidroponicultura no semiárido brasileiro, com foco em automação e soluções nutritivas personalizadas baseadas na fisiologia vegetal.

​Juan Andrés Sandoval

Professor na America University (UA, Colômbia). Sua pesquisa centra-se no tratamento de águas residuais com microalgas, especificamente no tratamento de águas residuais industriais. Escreveu 27 artigos científicos, 2 livros acadêmicos (Mecânica dos Fluidos e Balanços de massa e energia), 3 comunicações editoriais e 4 capítulos de livros, para além de dez podcasts relacionados com diferentes temas como a valorização de resíduos, sustentabilidade e ensino superior. Foi convidado a apresentar os seus resultados científicos em alguns eventos científicos na Colômbia, Peru, Equador e Itália (virtualmente). Foi orientador de 3 estudantes de mestrado e 20 estudantes de licenciatura. Atualmente, seu projeto de doutorado está relacionado com a produção de hidrogénio por meio de microalgas integradas com o tratamento de águas residuais de curtumes.

​Juliana Espada Lichston

Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Brasil) Graduada em Ciências Biológicas pela USP, mestre e doutora em Biologia Comparada também pela USP. Realizou pós-doutorado em Agricultura em Terras Áridas na Ben-Gurion University - Israel. Professora Titular e Pesquisadora na UFRN, com foco em tecnologias para o desenvolvimento sustentável do semiárido, conservação de espécies vegetais e uso de biomassa vegetal e algal para bioprodutos e biocombustíveis.

Juana María Navarro Llorens

Professora Associada da Universidade Complutense de Madrid (UCM, Espanha). É professora Associada no Departamento de Bioquímica e Biologia, UCM (Espanha) e PI do grupo de Engenharia Metabólica da UCM desde 2018. O seu interesse profissional reside principalmente na Genética Bacteriana e Biotecnologia. Coordena a Rede Iberoamericana Cyted Renuwal desde o início de 2020.

​Lucas A. Martin

Investigador Adjunto do CERZOS (CONICET-UNS, Argentina), doutor em Biologia, é Investigador Adjunto do Conselho Nacional de Investigação Científica e Técnica Científica e Técnica. A sua investigação centra-se na biorefinaria de microalgas, em particular com diatomáceas. Atualmente trabalhando na biorremediação de efluentes gasosos com base na captura, sequestro e utilização de carbono de diatomáceas (CCUS). Entre 2021 e o início de 2024, foi presidente da Associação Argentina de Ficologia.

​Luisa Gouveia

Investigadora Sênior do Laboratório Nacional de Geologia e Tecnologia, UBB - Unidade de Bioenergia e Biorrefinarias (LNEG, Portugal). Doutora em Biotecnologia, especialista em Biotecnologia de Microalgas, tem 115 artigos revistos por pares, 2 livros, 17 capítulos de livros, h-index=44, participou em 45 projetos e coordenou 11, todos relacionados com alimentação humana e animal, biocombustíveis, compostos bioativos, tratamento de águas residuais, mitigação de CO2, biofertilizantes, bioplásticos e biorrefinarias à base de microalgas. Vice Coordenadora da Ação de Custo 1408-EUALGAE e Red Cyted RENUWAL e Coordenadora do Programa Bilateral Portugal - Sérvia.

​Luisa Vera

Professora Associada da Universidade de La Laguna (ULL, Espanha), é Professora Associada no departamento de Engenharia Química da Universidade de La Laguna (ULL) e Chefe do grupo de investigação sobre Tratamento e Reutilização de Águas Residuais da ULL a partir de 2021. Trabalhou na empresa pública regional dedicada à I+D+i nas Ilhas Canárias, o Instituto Tecnológico das Ilhas Canárias (ITC), entre 2002 e 2011. É coautora de 47 artigos revistos sobre tecnologias de tratamento de água, especialmente as baseadas em tecnologias de membranas, e o seu índice h-index é 19. Liderou 7 projetos de investigação e participou como investigadora em mais de 20. É também a Diretora Acadêmica do mestrado em gestão da água da ULL, promovido pelo Conselho da Água de Tenerife e por empresas regionais e nacionais de água, desde 2018.

Patricia Marconi

Professora titular da Faculdade de Biologia (CEBBAD, UMAI-CONICET, Argentina). Sua pesquisa centra-se em: 1) Cultura de tecidos vegetais e engenharia genética para produção de metabólitos secundários e agricultura molecular; 2) estratégias de biorremediação usando uma alga nativa Chlorella vulgaris. Outras atividades incluem a contribuição na RENUWAL (Rede Ibero-americana para o tratamento de efluentes com microalgas, CYTED) e REDBIO, (Rede de Biotecnologia na América Latina e Caraíbas, FAO). Nesta última organização, presta apoio na organização de congressos e palestras. Além disso, tem uma vasta experiência de ensino, desde tutoria extensiva, organização de cursos de pós-graduação e orientação individual, até ao ensino de cursos de graduação em botânica e fisiologia vegetal na Faculdade de Biologia da U. Maimónides.

Rafael Silva Menezes

Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Analista em Ciência e Tecnologia da Carreira de C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Atualmente está como Coordenador-Geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI) e Presidente do Fundo Setorial Mineral do FNDCT. No Ministério atua em políticas de CT&I para o desenvolvimento das áreas de energia, biocombustíveis, recursos minerais e do hidrogênio.

Roberto Bianchini Derner

​Professor titular do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil), bem como supervisor do Laboratório do Cultivo de Algas. É biólogo, mestre em aquicultura e doutor em ciências dos alimentos pela UFSC. Atua principalmente na área de recursos pesqueiros e engenharia de pesca e biotecnologia, com ênfase em aquicultura/algocultura, trabalhando com cultivo de microalgas para produção de compostos bioativos, biofertilizantes, bioestimulantes vegetais e tratamento de efluentes líquidos e gasosos.

​Rosana de Cassia de Souza Schneider

Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, Brasil). Possui graduação, mestrado e doutorado em Química e realizou estágio pós doutoral na Universidade de New South Wales, Austrália. Atualmente, trabalha como professora na Universidade de Santa Cruz do Sul, no sul do Brasil, onde é responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - oferecendo tanto o mestrado como o doutorado. Com 35 anos de experiência em pesquisa, sua especialidade é em Instrumentação Analítica, particularmente em oleoquímica, análise de pesticidas, produção de biocombustíveis (biodiesel e bioetanol), biorremediação e tratamento de água. Desde 2011, tem estado envolvida em aplicações tecnológicas, com foco na produção de microalgas para desenvolver bioprodutos e biorremediação de águas residuais. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq, Brasil.

​Xavier Álvarez Montero

​Professor e investigador na ESPE-Universidade das Forças Armadas em Santo Domingo de los Tsáchilas, Equador.  De 2012 a 2017, Xavier realizou o estágio do doutorado na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. É professor de Engenharia Biotecnológica e Engenharia Agropecuária no Departamento de Ciências da Vida e Agricultura. Liderou diferentes projetos de investigação, incluindo a diversidade de ascomicetes marinhos manglicolas, a bioprospecção de ascomicetes marinhos na Antárctida, o tratamento de águas residuais agroindustriais com microalgas e cianobactérias, a valorização da biomassa de microalgas na agricultura e na bioenergia.

bottom of page